'
Compromissos, Parcerias e Representações

Representações

Princípios do Equador

Em 2011, o Itaú foi reeleito para compor o Comitê Diretivo (Steering Committee) dos Princípios do Equador. Somos o único representante da América Latina nesse comitê e temos uma participação ativa no grupo de trabalho sobre revisão dos Princípios.

GT de Sustentabilidade da CNSeg

O Itaú participa do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da Confederação Nacional de Empresas de Seguros (CNSeg), que discute a inserção do tema no mercado de seguros brasileiro. Em 2011, fizemos parte do processo de construção colaborativa dos Principles for Sustainable Insurance (PSI), sob liderança da UNEP-FI, em parceria com a CNSeg.

Fórum Latino-Americano sobre Finanças Sustentáveis (LASFF)

O Itaú participa das atividades do fórum – coordenado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) –, desenvolvidas com o objetivo de fomentar as finanças sustentáveis na América Latina.

Centro de Referência em Sustentabilidade (FDC)

O Itaú integra o Centro de Referência em Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, que promove estudos e debates sobre desenvolvimento sustentável. Integra, ainda, o Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsável, da mesma instituição, cujo propósito é gerar conhecimento voltado às empresas de varejo e às componentes de suas cadeias de suprimento.

Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

A Fundação Itaú Social integra o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), uma estratégia não governamental de articulação, mobilização e sensibilização da sociedade brasileira para a prevenção e a erradicação da exploração do trabalho realizado por crianças e adolescentes.

Rede Social São Paulo

A Fundação Itaú Social integra o Comitê Gestor da Rede Social São Paulo, uma aliança formada por mais de 100 organizações da sociedade civil, do setor empresarial e do governo, para enfrentar questões sociais que afetam o dia a dia da população. O primeiro desafio é aprofundar sua atuação no fortalecimento das redes de proteção à infância e juventude.

Institute of Social and Ethical Accountability

Por meio da filiação ao instituto inglês, o Itaú faz parte de uma rede global de empresas comprometidas com a sustentabilidade.

Empresas pelo clima

O Itaú é membro fundador do EPC. Lançado em 8 de outubro de 2009, o EPC é a primeira plataforma nacional destinada a criar as bases regulatórias no processo de adaptação econômica às mudanças climáticas. Ao aderir à plataforma, as empresas assumem o compromisso de publicar seus inventários de gases de efeito estufa de acordo com a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, e desenvolver políticas e planos de gestão dos gases poluentes que garantam competitividade, inovação e o estímulo ao posicionamento em prol de uma economia de baixo carbono no país.



Voltar